Aprendendo a analisar logs de raid
- Celeste
- 10 de dez. de 2017
- 5 min de leitura
Olá, Amazonas!
Este post, moças, é para auxiliar na leitura dos logs. Por meio deles, a gente pode aprender a rotação da nossa classe, ver como outros jogadores escolhem seus talentos e lendários, rever a luta e descobrir como podemos melhorar nosso desempenho. É claro que o warcraft logs possui muito mais funcionalidades que as explicadas aqui, mas vamos tratar das mais básicas e, quem sabe, num próximo post a gente não aprofunda?
Parte 1 – Análise Pessoal
Vou pegar aqui a primeira luta que fizemos, o Garothi. Vamos começar observando o Damage Done (dano feito), Damage Taken (dano tomado) e Healing (cura).
Para os causadores de dano, o “Damage Done” é a parte mais importante do log. É onde você vê o percentual do teu DPS (dano por segundo) em relação a outros jogadores que também fizeram a luta e também em relação os jogadores do mesmo nível de item que você. Vou usar aqui o log da Aesther como exemplo. Vejam que no quadro abaixo, eu marquei duas informações importantes:

Aqui, você pode ver o total do dano (linha azul) em relação ao seu (cor da classe) ou dos demais jogadores. Basta clicar no nome do teu personagem e de quem você quiser analisar. A faixa em azul é o momento do heroísmo (Hero). Observar isto pode te ajudar a escolher os momentos certos de usar as habilidades que possuem tempo de recarga.
Nesta aba temos esta lista onde você pode obter as seguintes informações: o percentual de performance entre todos os jogadores a mesma especialização que você, a quantidade de dano total realizado, o nível de item no momento da luta, a performance de acordo com teu nível de item, o tempo de atividade e o DPS final.
Aesther, por exemplo, ficou com 46% da performance entre todos os caçadores do domínio das feras – ou seja, pode melhorar! Quanto maior este número melhor! Vejam para que seu nível de item, ficou com apenas 19% - isto pode ser questão de rotação, movimentação, lendários, berloques, atributos, ou mesmo peças do set. Daqui a pouco vamos descobrir!
Quando você clica no nome do teu personagem, abre uma outra tela. Nesta, você pode ver detalhadamente o dano de cada habilidade em separado e ver o que está causando mais dano. Por exemplo, na imagem abaixo, perceba que há um gráfico onde você pode habilitar ou desabilitar uma habilidade, para ver o impacto no dano. No quadro abaixo, vejam que o dano está chegando a 2k em determinados momentos, se eu desabilitar a habilidade que está marcada (disparo da naja), o dano não passa de 1.5k de dano. Ou seja, Disparo da Naja está sendo uma habilidade importante na rotação.

Tá... mas DPS bom é DPS vivo, né?
Para sobreviver mais, a gente precisa entender os danos que estamos levando na luta e tentar evitá-los. Na opção Damage Taken, nós podemos ver de quais habilidades estamos levando dano. Assim como no dano feito, há primeiro um gráfico onde você pode escolher o teu personagem e ver se ele levou muito dano em relação aos demais e em qual momento! Abaixo, temos a listinha de jogadores. E, da mesma forma, quando clicamos em nosso nome, aparece uma lista detalhada das habilidades, na qual você pode ver mais detalhadamente quais danos tomou.

Da mesma forma que os DPS, os Curadores também podem ver seu HPS e a efetividade de sua cura. Pegarei aqui Alynia como exemplo. Esta parte também é uma parte importante para a raid líder, pois pode cruzar os dados do “damage taken” com o da cura para indicar quais os momentos de pico de dano e ordenar os Cd’s de cura.

No gráfico da imagem acima, a linha verde indica o total de cura e a branca a cura realizada por Alynia. Da mesma forma como DPS, a lista mostra a performance em relação a outros sacerdotes sagrados, o nível do item e o HPS (cura por segundo). Notem que também há a opção do “overheal” (vamos chamar de cura desperdiçada), que pode ser causada por vários fatores. Caso seu overheal estiver alto e seu HPS baixo, talvez seja preciso rever o modo como a cura está sendo realizada. Ao clicar no nome de sua personagem, Alynia verá de maneira detalhada o impacto de cada aura, cura, berloque e ver o que mais aumenta seu HPS.
Parte 2 – Comparação
Para comparar seu desempenho com outros jogadores de maneira mais efetiva, clique no ícone "COMPARE" no canto superior direito da tela e encontre esta parte aqui no teu log. Escolha o nome do teu personagem e clique em “search”. Veja que há umas configurações que você pode alterar, como a diferença no tempo da luta, a diferença de nível de item, como mostra a imagem abaixo:

Então, o warcraft logs mostrará uma lista de jogadores de acordo com estas configurações. Esta lista mostra o jogador/ reino; o nível de item e o tamanho da raid; o DPS feito; a duração da luta; os talentos e os berloques usados; e uma porcentagem de quão parecida está tua rotação/dano com o jogador analisado.

Você vê na lista um “resumão” e pode decidir quais talentos/ lendários usar a partir do que a maioria dos jogadores usam para esta luta. Entretanto você pode fazer uma análise mais aprofundada. Ao clicar no nome do jogador escolhido, será gerado uma comparação mais minuciosa entre você e ele. Fazendo a comparação entre Aesther e Morzore, por exemplo, podemos ver os atributos e talentos (no “summary”) e podemos ver uma comparação entre a rotação, como mostra a figura abaixo:

Vejam que a “ordem” das três habilidades básicas da rotação de caçador domínio das feras está idêntica, podem o número de vezes usadas (casts) e a quantidade de dano (amount) está diferente. A partir disso, você pode procurar o motivo do dano estar diferente. Neste caso, os lendários que os jogadores usam influenciam no tempo de recarga do Comando para matar (Kill Comand). Nesta lista também aparecem as habilidades concedidas por berloques e lendários.
Parte 3 – Problemas!
Há uma aba para a gente ver onde errou, cliquei no ícone "PROBLEMS", também no canto superior direito da tela. Dá para ver quem usou poções, pedra do bruxo e os danos “evitáveis”. É nesta parte que cada um vê precisamente qual habilidade tomou e poderia evitar, e é essa parte aqui que nossas amigas curadoras vão olhar e puxar nossa orelha depois.

Nesta parte são mostradas também as falhas de mecânicas. Por exemplo, este boss tem a habilidade chamada Annihilation, aqueles círculos verdes que aparecem e alguém precisa ficar na área. Vejam que o log mostra exatamente quem fez a mecânica, quantas vezes essa mecânica falhou e como impactou no dano caudado ao grupo:

Parte 4 – Replay
Há também uma maneira de rever a luta por completo. Na opção "REPLAY" (ícone no canto superior direito da tela), a gente pode ver muito bem a questão de movimentação e observar o “todo” da luta. Você pode clicar no teu personagem (esses tokens em forma circular) e acompanhar a movimentação dele. É comum quando a raid líder explica a mecânica, a gente tenha dúvidas sobre o “espaço” da luta. Quando revermos, certas coisas ficam bem claras. Quando você faz a comparação, também pode ver onde pessoas que jogam com tua classe/especialização costumam se posicionar. Posicionamento certo aumenta o DPS e evita mortes.

É isso, manas. Quaisquer dúvidas podem procurar Pagu na Battle.net ou no what’s app das Amazonas que ficaremos feliz em esclarecer.
Comments